LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: OFICINA ORI DE POESIAS NEGRAS
com Julio Tumbi Are
DIAS:
04 a 07 DE JULHO (Online)
HORÁRIO:
19h30 às 21h30
SOBRE A ATIVIDADE:
A Oficina ORI de poesias negras é uma proposta de trabalho que constitui o Projeto Versos Iorubanos de literatura africana, afro-brasileira e afro-diaspórica.
A oficina tem como objetivo trabalhar poemas de escritores e escritoras negras brasileiras, afro-diaspóricas e africanas das mais diversas temáticas e referências dentro dos recortes de raça, gênero, classe e territorialidades, refletindo sobre esse local de fala e de construção literário-artística.
A partir destas leituras e reflexões é que ocorrerá o exercício de escrita criativa poética com a produção de poemas e contos tendo como ponto de partida as memórias das pessoas que fizeram parte, e/ou influenciaram, a vida dos/das participantes dos encontros.
CONHEÇA O JULIO:
Júlio Tumbi Are é poeta, escritor, educador social e fazedor cultural. Tem dois livros publicados – “Abi Aiyé” (2018) e “Ìfé àtí Àjagbá” (2021) – além de algumas participações em antologias. Seu terceiro livro, “Àyié ni Èké“, foi contemplado pelo FACULT na área de Literatura e será lançado em 2022.
Militante do Movimento Negro, ativista em Direitos Humanos, cientista social, advogado, graduando em Pedagogia, pesquisador nas áreas de estudos culturais, educação para as relações étnico-raciais e racismos.